29 de julho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
27/09/16 às 18h18 - Atualizado em 28/09/16 às 18h15

CURTA MARIA – 1ª Jornada de Vídeos Sobre a Lei Maria da Penha

COMPARTILHAR

Curta Cartaz Postar

Realização da Casa de Educação Anísio Teixeira com a Administração Regional local e o Governo de Brasília, nesta sexta-feira, 30 de setembro, vai acontecer em Sobradinho a 1ª Jornada de Vídeos Sobre a Lei Maria da Penha – Por um mundo sem violência contra as mulheres e meninas – visa o estímulo da produção de vídeos, durante as comemorações dos dez anos da Lei Maria da Penha. É o Projeto CURTA MARIA!

A dinâmica é a partir da projeção de seis vídeos premiados na 2ª edição do Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha realizado em 2013, na ocasião, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e pela Procuradoria da Mulher do Senado Federal, em parceria com o Banco Mundial, sendo cinco vídeos selecionados pela comissão julgadora – um por região do País – e o sexto por júri popular por meio de votação na internet. Os vídeos com os respectivos autores são:

1) “Isso tudo me pertence”, da estudante Giovanna Conrado Quadros e Lucas Pimentel, de Campo Mourão/Paraná – Região Sul;

2) “Mulheres, reajam”!, do aluno Marcelo de Figueiredo Sant'Anna Júnior, de Santo Amaro- Bahia – Região Nordeste;

3) “Minhas atitudes coíbem a violência contra a mulher?”, do estudante Mateus de Araújo Ribeiro, de Tracuateua/Pará – Região Norte;

4) “Poderia ser você”, do aluno Yan Carlos de Sousa, do Gama/DF – Região Centro-Oeste;

5) “Anistia”, da estudante Renata da Costa Marques, de Sorocaba/São Paulo – Região Sudeste;

6) “Violência contra a mulher: não compactuamos com isso,” da aluna Gislaine Renata Vilhas Voas, de Guarapuava- Paraná, vencedora do Júri Popular.

Esses alunos vencedores do concurso, em 2013, serão os ministradores de oficinas do Projeto CURTA MARIA, numa jornada de um dia, coordenada pedagogicamente pela Casa da Educação Anísio Teixeira, realizada pela Administração Regional de Sobradinho, com a Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho, no Centro Educacional 02 da cidade, contando com os apoios daDelegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar (CJM/TJDFT) e Casa da Mulher Brasileira.

Vários órgãos estão envolvidos: Coordenação Regional de Ensino – CRE de Sobradinho, Centro Judiciário da Mulher, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Casa da Mulher Brasileira, Polícia Civil do DF, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM e o Dona de Casa Supermercados.

Programação

1ª Jornada de Vídeos Sobre a Lei Maria da

Penha – 30 de Setembro de 2016

Manhã

8h: Credenciamento

9h: Abertura

Projeção dos vídeos vencedores – 2ª

edi ção do Concur so de Cur ta

Documentário sobre a Lei Maria da Penha

2013, da Secretaria da Mulher da Câmara

dos Deputados; Procuradoria da Mulher

do Senado Federal, Banco Mundial.

Pronunciamentos

10h: Oficinas para produção de vídeos

Tarde

13h: Intervalo para almoço

14h30: Oficinas

18h: Encerramento

 

A premiação ocorrerá após 30 dias após a realização do CURTA MARIA! – 1ª Jornada de Vídeos sobre a Lei Maria da Penha – por um mundo sem violência contra mulheres e meninas.

 

Regulamento

1. O objeto do presente concurso é a seleção de 5 (cinco) vídeos inéditos sobre a Lei Maria da Penha com, no mínimo, 3 (três) minutos e, no máximo, 05 (cinco) minutos, destinados à veiculação nas redes de difusão audiovisual e online das entidades organizadoras do CURTA MARIA! 1ª Jornada de Vídeos sobre a Lei Maria da Penha –

por um mundo sem violência contra mulheres e meninas.

2. Serão selecionados vídeos inéditos que tratem de histórias ligadas à garantia de direitos oferecida pela Lei Maria da Penha.

3. Vídeo inscrito no concurso é aquele que foi aceito, pela comissão organizadora do CURTA MARIA! 1ª Jornada de Vídeos sobre a Lei Maria da Penha, por cumprir todas as exigências determinadas neste regulamento, e será assistida pela comissão julgadora.

4. Vídeo selecionado é aquele que, após analisado pela Comissão Julgadora, foi escolhido entre as 5 (cinco) que terão a licença de exibição não-exclusiva, adquirida pela Coordenação do Projeto Curta Maria e após a premiação prevista.

5. O estudante deverá chegar ao local de realização do CURTA MARIA! 1ª Jornada de Vídeos sobre a Lei Maria da Penha – por um mundo sem violência contra mulheres e meninas, às 8 (oito) horas do dia 30 de setembro de 2016, participar de oficina até o encerramento às 18 (dezoito) horas.

6. Terá direito à certificação somente o estudante que tiver participação em 100% das atividades da oficina nos dois turnos: matutino e vespertino do CURTA MARIA! 1ª Jornada de Vídeos sobre a Lei Maria da Penha – por um mundo sem violência contra mulheres e meninas.

7. Só receberá prêmio o aluno que tiver participação plena na oficina da 1ª Jornada de Vídeos sobre a Lei Maria da Penha.

8. O estudante poderá concorrer com trabalho individual ou em equipe.

9. A inscrição do vídeo deverá ser realizada, obrigatoriamente por meio da entrega em um único envelope, com os dados completos e impressa do vídeo e deverá ser entregue ao responsável pela oficina, que expedirá um recibo assinado.

10. Dos procedimentos e critérios para julgamento das reportagens.

10.1 Os vídeos cujas inscrições tenham sido deferidas serão avaliados pela Comissão Julgadora constituída por pessoas indicadas pelas entidades promotoras do Projeto Curta Maria, incluindo pessoas com experiência em produção audiovisual.

10.2. O critério de desenvolvimento do vídeo e dos aspectos narrativos tem como escopo avaliar como o material áudio visual foi desenvolvido pelo estudante ou equipe de estudantes responsáveis pela produção e julgar os aspectos da narrativa utilizados, segundo os seguintes critérios: Adequação ao tema (0-5); Adequação ao perfil de programação nas redes sociais (0-5); Potencial para atrair o interesse do público (0-5); Originalidade e profundidade na abordagem do tema (0-5); Propriedade da linguagem (0-5); Roteiro (0-5); Direção (0-5); Som e trilha sonora (0-5); Fotografia (0-5); Edição (0-5).

11. Serão premiados cinco vídeos por ordem de classificação serão oferecidos um computador, um tablet, uma bicicleta e dois aparelhos celulares.

12. A premiação ocorrerá após 30 dias após a realização do CURTA MARIA! – 1ª Jornada de Vídeos sobre a Lei Maria da Penha – por um mundo sem violência contra mulheres e meninas.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros